22 de maio de 2010

O que diz a Imprensa


Especial 'Mundial 2010'
Ronaldo quer ser campeão mas avisa: "não jogo só"
Data: 22-05-2010
Fonte: Diário de Notícias da Madeira

Cristiano Ronaldo prometeu ontem fazer um Campeonato do Mundo de Futebol ao seu melhor nível, mas defende que Portugal só pode ser campeão se toda a equipa estiver igualmente em plano elevado.

"Não basta ter dois ou três jogadores. Para uma equipa ganhar um Campeonato do Mundo não são propriamente os onze, mas sete ou oito a um nível muito bom. Vai ser assim com quem ganhar o Campeonato do Mundo", prognosticou o avançado do Real Madrid, que integrou ontem o estágio da seleção, na Covilhã, pelas 14 horas.

"Não faço milagres"

E, a este propósito, frisou: "Só esse lote de jogadores pode fazer a diferença. Dois ou três numa seleção não basta se o coletivo não for forte". "Não jogo sozinho, não faço milagres. Se eu e a equipa estivermos bem, acredito que podemos ir o mais longe possível. O grupo só funciona com um colectivo muito forte", reforçou Cristiano Ronaldo, que chegou à Covilhã de helicóptero.

O melhor jogador do mundo em 2008 garante, no entanto, que está pronto a assumir as suas responsabilidades, pois está "habituado a grandes pressões" e sabe "lidar" com as mesmas, pelo que não está "preocupado". Cristiano Ronaldo defende que Portugal não integra o lote de principais candidatos ao título, mas adverte que isso não impede a selecção de surpreender.

"Não, não é dos favoritos. Mas os que não são favoritos também podem ganhar campeonatos. Há que estar de consciência tranquila, fazer um bom trabalho, ter tempo para nos conhecermos. Tenho a certeza que vamos fazer uma boa equipa neste estágio", prosseguiu.

Pressionado para traçar metas, o avançado do Real Madrid preferiu realçar que "os outros também querem ganhar" e lembrou que "Portugal nunca venceu uma competição importante como esta".

A confiança no trabalho do seleccionador parece plena: "Estou com esperança de que nestes dias a equipa trabalhe bem, Carlos Queiroz é muito experiente e sabe o que ela precisa".

Em sintonia com Deco, Ronaldo defende que esta equipa é "melhor" do que a que foi quarta classificada com Scolari no Alemanha'2006: "Podemos não ter tanta experiência, mas a nível individual podemos ser melhores. Mas mais importante é o colectivo, a equipa funcionar bem, pois as individualidades dependem muito do jogo", sustentou.

"Estou num grande momento"

Em termos pessoais, o madeirense diz que sente estar "num grande momento da carreira" ao qual quer dar "continuidade numa competição importante" - a ideia é "mostrar o valor" que tem exibido nos melhores palcos internacionais. Ronaldo manifestou ainda o desejo da aptidão plena de Pepe e Ricardo Carvalho, "dois jogadores fundamentais, muito bons e que vão ser extremamente importantes no campeonato do Mundo". "O primeiro jogo vai ser a chave no grupo, crucial. Se ganharmos, 50 por cento do trabalho está feito. Devemos manter-nos fortes e concentrados e pensar apenas jogo a jogo", resumiu.

Miguel quer substituir Bosingwa

Entretanto, Miguel diz acreditar que pode aproveitar a ausência de Bosingwa para conquistar a titularidade como lateral-direito. "Posso aproveitar a ausência do Zé (Bosingwa). É uma pena ele não estar aqui, mas o futebol é assim mesmo. Venho com todas as forças e vontade de poder ajudar. Estou preparado para ser a primeira opção", vincou. O jogador do Valência, que apenas jogou 75 minutos na qualificação, garante que está em boa condição física, depois de uma "pequena lesão" - lembra que terminou a época com "quatro ou cinco bons jogos". Miguel, 54 vezes internacional, elogia as capacidades de Cristiano Ronaldo, mas lembra que Portugal só pode ter êxito no Mundial com a força do colectivo: "Temos muitos jogadores que podem fazer a diferença e um conjunto de grande valor. Sabemos que estamos num grupo complicado, mas que temos todas as possibilidades de passar", concluiu.

Danny destacou-se pela manhã

A inclusão do avançado madeirense Danny foi a principal novidade do primeiro treino do dia da selecção portuguesa de futebol. Danny como referiu o próprio em entrevista ao DIÁRIO, chegou quinta-feira à noite, mais tarde do que Deco, Ricardo Carvalho, Hugo Almeida e Beto, que já puderam trabalhar sob as ordens de Carlos Queiroz.

Pela manhã, os órgãos de comunicação social apenas puderam assistir ao aquecimento de 15 minutos em relvado anexo do Complexo Desportivo da Covilhã, num apronto em que se evidenciou a presença de Danny e nova ausência de Pepe.

Depois de lesão de longa duração, desde Dezembro, o central do Real Madrid continua a ser submetido a um programa de recuperação personalizado, com vista a estar operacional no arranque do Mundial2010, a 15 de junho, frente à Costa do Marfim.

Euforia com a chegada de CR9

À tarde, a selecção portuguesa viveu a maior manifestação de euforia na Covilhã, com mais de 3 mil adeptos a delirar no primeiro treino de Cristiano Ronaldo e de mais cinco "reforços".

Acompanhando a tendência de entusiasmo crescente nos treinos à porta aberta, voltaram a bater-se recordes de assistência e sobravam os fãs trajando as cores nacionais e empunhando bandeiras, sem poupar a garganta no apoio aos ídolos.

No meio da multidão era possível confirmar a presença de diversos jovens africanos, asiáticos e de países de Leste, igualmente trajados a rigor no incentivo à equipa das "Quinas".

"Esta é também a nossa selecção, pelo que temos de a apoiar", justificava o cabo-verdiano Gilson Silva, enquanto a chinesa Li Xiu confessou a "paixão por Danny" e justificou a sua presença "pelo entusiasmo de ver Portugal jogar".

Adeptos exaltados fora do recinto

Cá fora, desde o início tarde que se acumulavam centenas de pessoas na tentativa de conseguir um convite da autarquia para assistir ao treino. "Isto é uma vergonha. Mal podemos ver os jogadores na Covilhã e, quando finalmente os temos perto e passamos horas ao sol para os poder ir ver e apoiar, os bilhetes desaparecem como que por magia", criticava Manuel Santos.

'Sonhos realizados' é mais um livro sobre a vida de CR

Um novo livro sobre a vida única e fascinante de Cristiano Ronaldo, um jogador cuja carreira tem dado muito que falar e onde é apresentado o seu percurso, desde a chamada telefónica que alterou para sempre a sua vida, passando pela infância complicada pela ausência da família, até à concretização de um sonho com a ida para o Real Madrid. Com todos os pormenores sobre os familiares e amigos que moldaram o seu carácter e fizeram de Cristiano Ronaldo a figura que é hoje, um ícone e um orgulho nacional.

O novo livro vem consagrar o estatuto de campeão de Cristiano Ronaldo, que em 2008, com apenas 23 anos, logrou o reconhecimento mundial. Campeão da Premier League, Campeão da Europa, Bola de Ouro e melhor jogador do mundo para a FIFA, é hoje uma referência e um herói para uma legião de fãs em todo o mundo.

Com numerosas imagens fotográficas ilustrativas do seu percurso desde a infância até hoje, o livro desenvolve o seu caminho, desde que residia na Madeira com a sua família, passando depois por Lisboa, aquando da sua ida para o Sporting Clube de Portugal, uma fase difícil da sua vida. Seguiu-se o Manchester United, onde já entra com o estatuto de campeão. E, por fim, chega ao Real Madrid, onde realiza um sonho de criança. Os prémios, as posições em campo, a técnica, as paixões, os segredos, o profissional, o ícone, numa descrição multifacetada e detalhada para aqueles que desejem conhecer de perto o futebolista.

Ao longo do livro são apresentados os pensamentos de Ronaldo, escritos pela sua mão, que exprimem as opiniões e os sentimentos em diversas fases da vida, reveladores da pessoa que está por detrás do atleta.

O autor Enrique Ortego, jornalista profissional, é colaborador do jornal Marca e comentador do programa desportivo radiofónico El Larguero, e do La Sexta. Com um percurso de mais de 30 anos ligado ao jornalismo desportivo, assistiu em directo a 7 Mundiais, a 7 Campeonatos Europeus e a 26 finais da Liga dos Campeões e a mais algumas Taças das Taças e Taças UEFA.

Liedson e Deco, os goleadores de serviço

Os luso-brasileiros Liedson (três golos) e Deco (dois) foram ontem os goleadores de serviço no treino mais completo da seleção de futebol, que já incorporou Cristiano Ronaldo e outros cinco "reforços". Muitos dos mais de 3.000 adeptos nas bancadas esperavam que o avançado do Real Madrid fosse a estrela, no seu primeiro treino, mas a verdade é que a magia andou por outras pernas, na eficácia de Liedson e na magia de Deco.

Nani, Fábio Coentrão, Duda, Miguel Veloso e Rolando também fizeram o gosto ao pé numa sessão em que Carlos Queiroz dividiu o grupo em três equipas, que jogavam alternadamente entre si. De azul jogaram Ricardo Costa, Bruno Alves, Miguel Veloso, Raul Meireles e Cristiano Ronaldo, de vermelho trajaram Fábio Coentrão, Ricardo carvalho, Pedro Mendes, Deco e Nani, enquanto Miguel, Duda, Rolando, Zé Castro e Danny actuaram de colete amarelo.

Pela primeira vez, foi possível ver o grupo quase completo em ação - faltaram Pepe, a fazer trabalho específico, Simão e Tiago, que chegam amanhã - e tudo foi diferente, com os presentes a poderem, finalmente, ver algum futebol.

Raul Meireles não se sente titular indiscutível

O médio Raul Meireles foi o futebolista de Portugal mais utilizado rumo ao Mundial, mas descarta que o pleno de 12 jogos no apuramento lhe garanta a titularidade na África do Sul. "Fui o mais utilizado na fase de qualificação, mas este é um ciclo novo", advertiu o médio do FC Porto, disposto a "ajudar".

Duda garante que joga onde o "professor quiser"

O polivalente médio Duda considerou que a concorrência de Fábio Coentrão só beneficia a selecção e revelou-se disponível para ajudar em qualquer posição embora esteja a actuar a lateral. Duda diz estar "preparado para a posição que o 'professor' quiser" e que está no grupo determinado a "ajudar a selecção".

Rolando está "pronto" para suprir ausências

Rolando manifestou o desejo e a convicção de que Pepe e Ricardo Carvalho vão apresentar-se no máximo das suas capacidades, mas diz-se pronto para ajudar. "Estou sempre preparado para o que for necessário. Mas espero que eles estejam bem. Se estão aqui é porque o 'mister' acha que vão estar aptos".

0 comentários:

Enviar um comentário